CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: A EPISTEMOLOGIA DE GÉRARD FOUREZ / SOCIAL CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE EPISTEMOLOGY OF GÉRARD FOUREZ

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p43-58

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a construção do conhecimento na perspectiva de Gérard Fourez, epistemólogo belga, estudioso de questões relativas à Epistemologia, à Ética e à Filosofia da Educação. Nosso objetivo é compreender o posicionamento epistemológico do autor e sua relação à Educação em Ciências. O percurso metodológico diz respeito à leitura e nossas reflexões relativas à parte da obra de Fourez, além de indicarmos contribuições para o ensino de ciências por meio de processos de tomadas de decisão possibilitadas pela alfabetização científica e tecnológica como objetivo da epistemologia aqui apresentada. De acordo com as obras lidas, corroboramos que a visão epistemológica de Fourez se estrutura em torno da perspectiva socioconstrutivista ao considerar os saberes construídos culturalmente; dessa forma, ambos, conhecimento científico e conhecimento popular são legitimados nos processos epistemológicos. Compreendemos que a ciência, na visão do autor, se revela como uma construção sócio-histórica feita por humanos e para humanos.

Publicado
Set 29, 2021
Como citar
MESQUITA, Adriano Santos de; GRANDO, Regina Célia. CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: A EPISTEMOLOGIA DE GÉRARD FOUREZ / SOCIAL CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE EPISTEMOLOGY OF GÉRARD FOUREZ. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 43-58, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9475>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p43-58.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Epistemologia; Construção do conhecimento; Gérard Fourez; Ensino de Ciências.