ELEMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM UMA PROPOSTA SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS BASEADA NO MÉTODO DBR-TLS

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados da produção e aplicação de uma sequência didática, observando-se os elementos da Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Com foco no conteúdo de física de partículas e no contexto histórico da criação da World Wide Web, aportamo-nos aos fundamentos da Design-Based Research e da Teaching-Learning Sequence (DBR-TLS). A experiência foi aplicada em uma escola pública do estado do Pará, Brasil, durante a qual foram registradas ocorrências relevantes em um diário de docência e os estudantes produziram webfólios sob a orientação pedagógica do professor; dois instrumentos que compuseram o material empírico analisado à luz da referência ACT e com as diretrizes de Análise Textual Discursiva (ATD). Com foco qualitativo, foram identificados cinco eixos analíticos, cuja análise da produção dos alunos pode revelar elementos técnicos e científicos, históricos, epistemológicos, midiáticos, científico-tecnológicos, sociais, financeiros, tecnológicos, econômicos, sócio-políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
RODRIGUES-MOURA, Sebastião; RODRIGUES, Alexandre Guimarães; BRITO, Licurgo Peixoto de. ELEMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM UMA PROPOSTA SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS BASEADA NO MÉTODO DBR-TLS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 71-91, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9429>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p71-91.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Física de Partículas; Alfabetização Científica e Técnica; método DBR-TLS.