APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DOS NÚMEROS E SEUS CONJUNTOS / CRITICAL MEANINGFUL LEARNING IN NUMBERS AND THEIR SETS TEACHING

  • Adriana Regina da Rocha Chirone Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. Doutoranda da Universidade de Burgos/Espanha
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Instituto de Física
  • Concesa Caballero Sahelices Universidade de Burgos/Faculdade de Educação
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p03-19

Resumo

Esse trabalho faz parte de um estudo doutoral em andamento realizado em aulas de matemática do 8º ano de uma escola no Estado de Roraima, Brasil. Tem como objetivo analisar a compreensão que os estudantes têm dos números e seus conjuntos, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Moreira. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: uma prova de lápis e papel e uma autoavaliação. As análises dos resultados serão discutidas a partir dos princípios da TASC e do modelo triádico de Gowin (1981), com o compartilhamento de significados dos alunos em relação aos números e seus conjuntos. Para tanto serão apresentados os resultados do diagnóstico inicial, uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e um modelo de avaliação. Buscaram-se evidências de que a sequência didática apresentada neste trabalho alcançou seu objetivo.
Publicado
Set 29, 2021
Como citar
CHIRONE, Adriana Regina da Rocha; MOREIRA, Marco Antonio; SAHELICES, Concesa Caballero. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DOS NÚMEROS E SEUS CONJUNTOS / CRITICAL MEANINGFUL LEARNING IN NUMBERS AND THEIR SETS TEACHING. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 03-19, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9425>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p03-19.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Números e seus Conjuntos; Modelo Triádico de Gowin.