FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PRAXIS DOCENTE / CONTINUING TEACHER TRAINING: AN APPROACH FROM THE TEACHING PRAXIS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100

Resumo

Este trabalho busca discutir a profissão docente a partir de um escopo sobre a prática pedagógica inovadora e emancipatória, visando a problematização das realidades dos sujeitos envolvidos (educador e educandos), especialmente a práxis docente. Trata-se de uma reflexão teórica, balizada em pesquisa bibliográfica que dialoga com teóricos clássicos da educação contemporânea, e que apresenta questões sobre a formação da identidade docente na relação com a práxis educativa enquanto formação reflexiva. Essa é uma perspectiva que, portanto, contraria a prática pedagógica conservadora que ainda é dominante no interior de boa parte das instituições escolares. Neste sentido o presente texto destaca a necessidade de serem adotadas iniciativas que valorizem o saber-fazer pedagógico, ou seja, a práxis do professor, cujo objetivo consiste no resgate da identidade profissional do docente, através de uma formação sólida e competente.
Publicado
Set 29, 2021
Como citar
ALBERTO, Simão; PLACIDO, Placido Leandro; PLACIDO, Ivonete Telles Medeiros. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PRAXIS DOCENTE / CONTINUING TEACHER TRAINING: AN APPROACH FROM THE TEACHING PRAXIS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 82-100, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9344>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação; Formação Docente; Educação continuada