ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA / SCIENCES TEACHING AND LEARNING: REFLECTIONS AND IMPLICATIONS FOR HEALTH EDUCATION AT SCHOOL

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p59-81

Resumo

O estudo caracteriza-se como ensaio teórico cujo objetivo é discutir questões sobre ensinar e aprender ciências e propor possibilidades para o desenvolvimento da Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica na escola. Para tanto, as reflexões fundamentam-se em argumentos teóricos, como perfis conceituais, alfabetização científica, sociointeracionismo, que buscam superar o indesejado modelo normativo e comportamentalista, comumente adotado pela Educação em Saúde, considerado incompatível com os atuais objetivos do Ensino de Ciências e da instituição escolar. Propõe-se uma ferramenta que permite compreender a interação entre os diferentes conhecimentos, sua relação com o comportamento em saúde e discute-se suas implicações para a proposição dos objetivos da Educação em Saúde. Como contribuições à Educação Científica, propõe-se que a Educação em Saúde tenha como compromisso, a construção de conhecimentos em saúde interdisciplinares e contextualizados. Abordagem esta, centrada na formação para a prática da autonomia nas tomadas de decisões conscientes, responsáveis e socialmente justas.

Publicado
Set 29, 2021
Como citar
VENTURI, Tiago; MOHR, Adriana. ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA / SCIENCES TEACHING AND LEARNING: REFLECTIONS AND IMPLICATIONS FOR HEALTH EDUCATION AT SCHOOL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 59-81, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9319>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p59-81.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação em Saúde; Ensino; Aprendizagem; Tomada de Decisões