ENTENDIMENTOS DE CIÊNCIA AO LONGO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / SCIENCE UNDERSTANDINGS OF STUDENTS ALONG A BIOLOGICAL SCIENCES UNDEGRADUATE COURSE THAT FORMS SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS

  • Pedro Leal Souza Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Peterson Fernando Kepps Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p179-193

Resumo

As pesquisas no campo da Educação em Ciências, têm nos mostrado como as reflexões em torno da História e Filosofia da Ciência (HFC) contribuem para a formação de professores mais críticos. No presente trabalho, objetivamos investigar os entendimentos que duas turmas de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura possuem acerca da ciência. Aplicamos em ambas, um questionário com dez questões tanto na entrada no curso, quanto na saída. Dessas dez, selecionamos uma: diga o que você entende por ciência? Conseguimos, analisar como esse entendimento se modificou ou não e articula-lo com diversos autores da HFC como Chalmers (1993) e Feyerabend (1977) além de outros mais contemporâneos como Lyotard (2009) e Sousa-Santos (2008). A multiplicidade presente nas respostas, nos possibilitou inferir se há ou não uma influência do curso sobre as concepções dos estudantes e a importância dessas discussões para a formação docente.

Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
SOUZA, Pedro Leal; SILVA, Peterson Fernando Kepps; SCHWANTES, Lavínia. ENTENDIMENTOS DE CIÊNCIA AO LONGO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / SCIENCE UNDERSTANDINGS OF STUDENTS ALONG A BIOLOGICAL SCIENCES UNDEGRADUATE COURSE THAT FORMS SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 179-193, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9232>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p179-193.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ciência; Formação de professores; História e Filosofia da Ciência; Educação em Ciências.