A UNIDADE IMAGINÁRIA: AS IMAGENS CONCEITUAIS EVOCADAS POR ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS / IMAGINARY UNIT: THE CONCEPT IMAGE EVOKED BY STUDENTS OF A BACHELOR'S DEGREE IN SCIENCE

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p159-178

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar um levantamento da imagem conceitual de alunos de um curso de Licenciatura em Ciências com relação à unidade imaginária e verificar se e em medida esta imagem conceitual pode ser incrementada por meio de uma intervenção didática. A unidade imaginária é um obstáculo para a aprendizagem dos números complexos, o que demanda um levantamento da imagem conceitual evocada pelos alunos diante de atividades envolvendo os números complexos. Na parte metodológica foi elaborada e aplicada uma intervenção didática, adaptada a partir das três fases iniciais da Dialética Ferramenta-Objeto, de Douady (1986), a alunos de uma universidade pública do estado de São Paulo. Os resultados revelaram certo incremento na imagem conceitual dos alunos, promovida pela mudança do quadro aritmético para o quadro geométrico advindo pela aplicação da intervenção didática.

Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
POMMER, Wagner Marcelo. A UNIDADE IMAGINÁRIA: AS IMAGENS CONCEITUAIS EVOCADAS POR ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS / IMAGINARY UNIT: THE CONCEPT IMAGE EVOKED BY STUDENTS OF A BACHELOR'S DEGREE IN SCIENCE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 159-178, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9206>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p159-178.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Dialética Ferramenta-Objeto. Imagem Conceitual. Números Complexos. Unidade imaginária.