APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS MULTISSENSORIAIS E INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E DOCENTES DE QUÍMICA / MEANINGFUL LEARNING, MULTISENSORY EXPERIMENTAL ACTIVITIES AND INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT: CHEMISTRY TEACHERS AND UNDERGRADUATE STUDENTS’ PERCEPTIONS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p212-234

Resumo

Neste trabalho, articulam-se perspectivas de Aprendizagem Significativa à multissensorialidade, em delineamento pertinente às atividades experimentais multissensoriais. Com essa composição, evidenciam-se demandas para inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Química. Analisam-se percepções de licenciandos e docentes de Química sobre essas demandas. As proposições de interpretação incidem sobre registros em diário de campo e áudio, oriundos de quatro encontros em Oficina de Aprendizagem. Denotam-se percepções com alusão a aspectos interativos, comunicativos e de articulação de demandas, envolvendo docentes, alunos com deficiência visual e videntes. Os sujeitos expressaram concepção de aprendizagem com distinção de vertente lógica e psicológica, em perspectiva de multissensorialidade, e distinguiram características singulares e conhecimentos prévios; reconheceram processos de estabelecimento de relações pertinentes a domínio empírico-concreto e atributos essenciais de conceitos, alocando especificidades referentes a conteúdos de Química e obtenção de informações por diversos sentidos. Evidenciaram-se noções inadequadas de conteúdos de Química e sua abordagem.

Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
FOQUES, Franciane de Fátima; SUTIL, Noemi. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS MULTISSENSORIAIS E INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E DOCENTES DE QUÍMICA / MEANINGFUL LEARNING, MULTISENSORY EXPERIMENTAL ACTIVITIES AND INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT: CHEMISTRY TEACHERS AND UNDERGRADUATE STUDENTS’ PERCEPTIONS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 212-234, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9194>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p212-234.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Inclusão; Ensino de Química; Aprendizagem Significativa; Atividades Experimentais Multissensoriais.