DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO: UMA DISCUSSÃO SOB A VISÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS / LEARNING DIARIES AS AN INSTRUMENT TO PROMOTE METACOGNITIVE THINKING: A DISCUSSION UNDER THE VIEW OF THE SUBJECTS INVOLVED

  • Camila Boszko Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p194-211

Resumo

Este trabalho discute o potencial dos diários de aprendizagem como instrumento estimulador da expressividade de elementos metacognitivos, tendo como questionamento: que elementos metacognitivos são favorecidos com os diários reflexivos como ferramenta de aprendizagem? Partiu-se da identificação de que a literatura tem se ocupado de discutir essa possibilidade sem apresentar estudos que mostrem o detalhamento de quais elementos metacognitivos são favorecidos e quais os que merecem serem revistos. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Física em formação inicial que fizeram uso de diários de aprendizagem durante um semestre letivo em um componente curricular. Os resultados mostraram que os diários de aprendizagem podem ser considerados favorecedores dessa forma de pensamento. O estudo identificou fragilidades em alguns componentes metacognitivos apontando à possibilidade de que esses diários sejam acompanhados de guias orientativos ou questionários que auxiliem a ativação dessa forma de pensamento.

Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
BOSZKO, Camila; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO: UMA DISCUSSÃO SOB A VISÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS / LEARNING DIARIES AS AN INSTRUMENT TO PROMOTE METACOGNITIVE THINKING: A DISCUSSION UNDER THE VIEW OF THE SUBJECTS INVOLVED. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 194-211, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9117>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p194-211.
Seção
Artigos

Palavras-chave

metacognição; narrativas; formação de professores; reflexão.