A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136

Resumo

Apresentamos um estudo acerca da formação filosófica em Licenciaturas em Química no Paraná. Fundamentados pela Filosofia da Educação em Ciências – integração da Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência e em como estas influenciam a Educação em Ciências – investigamos Universidades e Institutos Federais e Universidades Estaduais e identificamos 27 cursos. 25 possuem algum componente curricular de interesse. Mapeamos os municípios do Paraná, instituições e componentes curriculares vinculados às filosofias. A maioria dos cursos superou o negligenciamento à Filosofia na formação de professores de Química. Vinculam-se à Filosofia da Ciência em detrimento à Filosofia e Filosofia da Educação. A última constitui como suporte de educadores para lidarem com crises educacionais e a Filosofia está vinculada à Epistemologia, Ética e Estética. Uma Filosofia da Educação em Ciências que lide com os conceitos apresentados e vinculados à Educação em Ciências pode reforçar a identidade docente em Ciências/Química.

Publicado
Abr 1, 2021
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GARCIA, Mariana da Silva; SOUSA, Robson Simplicio de. A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 115-136, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9041>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Química; Filosofia; Filosofia da Educação em Ciências; Formação de Professores / Chemistry Education; Philosophy; Philosophy of Science Education; Teacher education.