CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ALGUNS PRESSUPOSTOS FAMILIARES / PRIOR KNOWLEDGE OF STUDENTS AT A FEDERAL TECHNICAL SCHOOL AND THEIR PERCEPTIONS ON FINANCIAL EDUCATION: SOME FAMILY ASSUMPTIONS

  • Patricia Santana de Argolo Instituto Federal da Bahia
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p101-114

Resumo

Objetiva-se neste estudo: “Problematizar com alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal da Bahia – IFBA o tema planejamento financeiro, com base no conhecimento da Educação Financeira”. A prática pedagógica investigativa foi realizada em uma escola de Ensino Médio Técnico do município de Valença/BA. Os sujeitos participantes foram 26 alunos do terceiro ano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os dados foram analisados usando os pressupostos da análise textual discursiva. Os resultados revelaram duas categorias de análise, Economia  e Consciência. Observamos que os alunos já despertaram a consciência em suas escolhas, demonstrando que não se pode descuidar do que foi conquistado com dificuldade. As afirmações nos levaram a refletir no sentido de observar como esses jovens se colocam diante das suas questões financeiras, ao mesmo tempo, a nos posicionar enquanto educadoras, auxiliando-os  na construção dessa consciência financeira em sua formação.


Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
ARGOLO, Patricia Santana de; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ALGUNS PRESSUPOSTOS FAMILIARES / PRIOR KNOWLEDGE OF STUDENTS AT A FEDERAL TECHNICAL SCHOOL AND THEIR PERCEPTIONS ON FINANCIAL EDUCATION: SOME FAMILY ASSUMPTIONS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 101-114, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8940>. Acesso em: 28 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p101-114.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Financeira. Conhecimentos prévios. Prática pedagógica.