LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE UM 9.º ANO / READING AND INTERPRETATION OF STATISTICAL GRAPHS: AN ANALYSIS OF THE UNDERSTANDING OF 9TH GRADE STUDENTS

  • Sidney Silva Santos Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL
  • Geovane Carlos Barbosa Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP, BR - UNICSUL Universidade Cidade de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p79-100

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de alunos, por meio de três atividades que envolvem a leitura e a interpretação de gráficos de barras, setores e linhas. Participaram deste estudo 32 alunos do 9.º ano (14 anos) do Ensino Fundamental de uma escola particular do litoral sul do estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa na perspectiva diagnóstica e descritiva. O processo de análise da compreensão da linguagem gráfica pautou-se nas ideias proposta por Curcio (1989), que considera três níveis de compreensão da linguagem gráfica. Concluímos que esse grupo de alunos possuem baixo desempenho na compreensão da linguagem gráfica do segundo nível, porém no primeiro e no terceiro níveis os estudantes tiveram maior desenvoltura nos três tipos de gráficos avaliados.

Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
SANTOS, Sidney Silva; BARBOSA, Geovane Carlos; LOPES, Celi Espasandin. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE UM 9.º ANO / READING AND INTERPRETATION OF STATISTICAL GRAPHS: AN ANALYSIS OF THE UNDERSTANDING OF 9TH GRADE STUDENTS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 79-100, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8893>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p79-100.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Estatística; Gráficos estatísticos; Leitura e interpretação; Ensino Fundamental.