TENDÊNCIAS DE PESQUISA SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA / RESEARCH TRENDS ON PROBLEM SOLVING IN CHEMISTRY TEACHER TRAINING

  • Amanda Pereira de Freitas Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. http://orcid.org/0000-0001-5994-416X
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p59-78

Resumo

Esta investigação apresenta uma análise das tendências de pesquisas sobre resolução de problemas RP no âmbito da formação de professores de Química objetivando identificar e analisar as propostas de estudos que vêm sendo desenvolvidas nesta área e os aspectos teóricos e metodológicos utilizados nestes estudos. A natureza desta investigação foi qualitativa do tipo bibliográfica. Encontrou-se vinte e quatro pesquisas, as quais foram analisadas conforme alguns elementos da técnica da Análise de Conteúdo.  Como resultado, identificou-se uma escassez de pesquisas sobre RP na área de formação de professores no ensino de Química. Também, as pesquisas mostram a RP sendo utilizada como estratégia didática no contexto escolar; não há evidências da RP como projeto curricular.
Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
DE FREITAS, Amanda Pereira; CAMPOS, Angela Fernandes. TENDÊNCIAS DE PESQUISA SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA / RESEARCH TRENDS ON PROBLEM SOLVING IN CHEMISTRY TEACHER TRAINING. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 59-78, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8880>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p59-78.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Resolução de problemas, formação de professores, química