DO CONHECIMENTO SOBRE O ÁTOMO AO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE ESPECTROSCOPIA E MODELOS / FROM KNOWLEDGE ABOUT THE ATOM TO KNOWLEDGE OF THE UNIVERSE: CONTRIBUTIONS OF A METANARRATIVE FOR LEARNING ABOUT SCIENCES

  • Marivaldo Parma Escola de Educação Básica Dr Tufi Dippe
  • Alex Bellucco Universidade do Estado e Santa Catarina (UDESC)
  • Mário Heleno Calegari Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p153-176

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática sobre física moderna voltada ao Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tínhamos como meta-narrativa discutir como as descobertas da física moderna, sobre átomos e radiações, permitiram uma compreensão maior do universo. Tecemos considerações sobre a elaboração e aplicação da proposta, que adaptou diferentes metodologias e materiais para a construção de suas atividades – desde o ensino por investigação até o material desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricular (NUPIC). Por último, apresentamos também alguns resultados preliminares obtidos por meio de questionários, planejados para cada etapa de ensino, na aplicação da sequência em turmas de terceiro ano do ensino médio, da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Apesar das dificuldades conceituais e matemáticas apresentadas pelos estudantes, percebemos ganhos em aprendizagem sobre ciências.
Publicado
Out 1, 2020
Como citar
PARMA, Marivaldo; BELLUCCO, Alex; CALEGARI, Mário Heleno. DO CONHECIMENTO SOBRE O ÁTOMO AO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE ESPECTROSCOPIA E MODELOS / FROM KNOWLEDGE ABOUT THE ATOM TO KNOWLEDGE OF THE UNIVERSE: CONTRIBUTIONS OF A METANARRATIVE FOR LEARNING ABOUT SCIENCES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 153-176, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8843>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p153-176.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Ensino de física moderna e contemporânea, modelos atômicos, espectroscopia.