UMA PROPOSTA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DE PROPORÇÕES ESTEQUIOMÉTRICAS / A PLAYFUL PROPOSAL FOR INTRODUCING THE TEACHING OF STOICHIOMETRIC PROPORTIONS

  • Edemar Benedetti Filho Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos
  • Carvalho Danilo Valdemar Graduado pela Universidade Federal de São Carlos
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p136-152

Resumo

Cálculos estequiométricos é um tópico que gera dificuldades de aprendizagem a alunos. O presente artigo propõe uma atividade lúdica experimental a estudantes de escolas públicas na preparação de um bolo, estabelecendo-se analogias entre os ingredientes e os reagentes de uma reação química. Houve estimulo às discussões em grupo, melhorando a capacidade cognitiva e argumentativa desses alunos, propondo ideias e avaliando soluções em grupo. Os resultados mostraram-se bastante satisfatórios, grande envolvimento coletivo na prática e o desenvolvimento de habilidades importantes ao pleno exercício da cidadania. Além disso, a atividade serviu para aproximar um assunto específico de Química através de um procedimento prático comum no dia-a-dia, de uma maneira dinâmica, contribuindo, dessa forma, para uma aprendizagem sobre as proporções estequiométricas.
Publicado
Out 1, 2020
Como citar
BENEDETTI FILHO, Edemar; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins; VALDEMAR, Carvalho Danilo. UMA PROPOSTA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DE PROPORÇÕES ESTEQUIOMÉTRICAS / A PLAYFUL PROPOSAL FOR INTRODUCING THE TEACHING OF STOICHIOMETRIC PROPORTIONS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 136-152, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8805>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p136-152.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Ensino de Química; Estequiometria; Atividade lúdica.