A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA TRÍADE PROFESSORA-INTÉRPRETE-SURDO / THE INCLUSION OF DEAF PEOPLE ON MATH CLASSES: PEDAGOGICAL ANALYSES OF THE TRIAD RELATION TEACHER - INTERPRETER - DEAF STUDENT

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p23-39

Resumo

Neste artigo analisamos a inclusão de surdos nas aulas de Matemática por meio das relações estabelecidas na tríade “professora, estudante surdo e Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (TILS). O estudo foi desenvolvido em duas turmas, 7o e 9o anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública da Bahia. Tratou-se de uma investigação qualitativa desenvolvida, na qual se analisou a relação entre os elementos da tríade acima mencionada. Para coletar os dados, foram observadas oito aulas de Matemática, com registro em diário de campo, e entrevistas com cada componente da tríade. Os resultados apontam que a relação da tríade nas aulas de Matemática não se estabeleceu, uma vez que nem todos os vértices estiveram conectados. O TILS foi o protagonista do ensino, o vértice mais firme na tríade, fato que tornou frágil a educação dos surdos no contexto inclusivo.

Publicado
Out 1, 2020
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MUNIZ, Salvador Cardoso Silva; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho; MAGINA, Sandra Maria Pinto. A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA TRÍADE PROFESSORA-INTÉRPRETE-SURDO / THE INCLUSION OF DEAF PEOPLE ON MATH CLASSES: PEDAGOGICAL ANALYSES OF THE TRIAD RELATION TEACHER - INTERPRETER - DEAF STUDENT. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 23-39, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8731>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p23-39.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Matemática; Educação Inclusiva; Surdez.