ARRANJANDO, COMBINANDO E PERMUTANDO NOS ANOS INICIAIS: UM CADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS / ARRANGEMENTS, COMBINATIONS AND PERMUTATIONS IN THE EARLY GRADES: A PLAYFUL ACTIVITY NOTEBOOK

  • Sandra Cristina Martini Rostirola Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Ivanete Zuchi Siple UDESC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p50-65

Resumo

Esse trabalho aborda à concepção de um produto educacional de um programa de Mestrado Profissional de uma Universidade Pública, contemplando os estudos teóricos realizados e a pesquisa de campo, traçando os caminhos metodológicos assumidos para a elaboração de um caderno de atividades lúdicas, com foco na Alfabetização Estatística. A proposta desse caderno envolve o ensino da Análise Combinatória, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas de cunho cooperativo. Em termos de metodologia de ensino integra a ideia de jogos e Resolução de Problemas por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (ONUCHIC e ALLEVATO, 2014). As atividades lúdicas são apresentadas no contexto da obra literária “Alice no País das Maravilhas” de Carroll (2013). Os aspectos relacionados à Resolução de Problemas são fortalecidos por problematizações, estimulando o raciocínio e a construção de ideias pelo aluno, permitindo a consolidação da Alfabetização Estatística.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
ROSTIROLA, Sandra Cristina Martini; SIPLE, Ivanete Zuchi. ARRANJANDO, COMBINANDO E PERMUTANDO NOS ANOS INICIAIS: UM CADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS / ARRANGEMENTS, COMBINATIONS AND PERMUTATIONS IN THE EARLY GRADES: A PLAYFUL ACTIVITY NOTEBOOK. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 50-65, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8711>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p50-65.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Jogos Cooperativos. Raciocínio Combinatório. Alfabetização Estatística. Resolução de Problemas. Caderno de Atividades.