HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO CAMINHO PARA DISCUSSÃO DA MULHER NA CIÊNCIA / HISTORY OF CHEMISTRY AS A WAY FOR DISCUSSION OF WOMEN IN SCIENCE

  • Lucas Peres Guimarães IFRJ
  • Denise Leal de Castro IFRJ
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p122-135

Resumo

O trabalho aqui desenvolvido tem como objetivo investigar as ideias dos alunos a respeito de cientistas e como relacionam a mulher com a ciência. A História da Química no Ensino foi destacada a partir do episódio histórico referente à cientista Lise Meitner e toda sua trajetória envolvendo a fissão nuclear. A investigação foi feita com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Barra Mansa (RJ). Concluímos que as alunas e os alunos investigados tinham uma visão distorcida dos cientistas, com ideia de uma ciência masculinizada. Mas a problematização do episódio histórico de Lise Meitner e a descoberta da fissão nuclear proporcionaram uma reflexão inicial dos estereótipos apresentados pelos estudantes.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
GUIMARÃES, Lucas Peres; CASTRO, Denise Leal de. HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO CAMINHO PARA DISCUSSÃO DA MULHER NA CIÊNCIA / HISTORY OF CHEMISTRY AS A WAY FOR DISCUSSION OF WOMEN IN SCIENCE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 122-135, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8695>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p122-135.
Seção
Relatos de experiências