AS CONTRIBUIÇÕES DE DAVID AUSUBEL PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / DAVID AUSUBEL'S CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p61-77

Resumo

Este ensaio teórico descreve princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, com a intenção de auxiliar professores no planejamento de estratégias didáticas que promovam o protagonismo no estudante. O objetivo é identificar princípios da TAS que qualifiquem os processos de ensino e de aprendizagem na área da Educação em Ciências da Natureza e Matemática. Os pressupostos teóricos são oriundos das pesquisas de Ausubel, Novak e Moreira. Este estudo considera que o professor e o estudante possuem papel fundamental: o primeiro planejando materiais potencialmente significativos; e o segundo, ao realizar um esforço cognitivo para construir significados. Nesse sentido, a TAS possui potencial para qualificar a Educação em Ciências da Natureza e Matemática, pois entende o conhecimento prévio como o principal fator que influencia na aprendizagem; que a aprendizagem é um processo único para cada estudante; e que o nível de compreensão de um conhecimento depende da predisposição do estudante em aprender.

Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
SCOTT PUHL, Cassiano; JACINTHO MÜLLER, Thaísa; GIANNI DE LIMA, Isolda. AS CONTRIBUIÇÕES DE DAVID AUSUBEL PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / DAVID AUSUBEL'S CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 61-77, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8589>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p61-77.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa; Ensaio teórico; Educação em Ciências da Natureza e Matemática;