REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / LITERATURE REVIEW ON MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS EDUCATION IN HIGH SCHOOL: POTENTIALITIES FROM SIGNIFICANT LEARNING

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p192-215

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma revisão da literatura relacionada ao ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio. Os artigos que compõem o corpus de análise dessa revisão estão compreendidos desde o ano de 2005 até 2018 e, encontram-se disponíveis nos periódicos: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia (RBECT). Os trabalhos foram classificados em duas categorias, definidas a posteriori, a partir da utilização do método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A partir dessas categorias verificaram-se quais estratégias didáticas vem sendo utilizadas no ensino de FMC levando-se em consideração a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), que quando associadas ao uso da UEPS, auxiliam os estudantes a conseguirem compreender conceitos, muitas vezes abstratos, e constituírem a aprendizagem significativa.
Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
GOULART, Guilherme Salgueiro; LEONEL, André Ary. REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / LITERATURE REVIEW ON MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS EDUCATION IN HIGH SCHOOL: POTENTIALITIES FROM SIGNIFICANT LEARNING. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 192-215, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8565>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p192-215.

Palavras-chave

Física Moderna e Contemporânea; Teoria da Aprendizagem Significativa; UEPS.