TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: INTEGRANDO ARITMÉTICA, GEOMETRIA E ÁLGEBRA NO ENSINO DAS FRAÇÕES / CONCEPTUAL FIELDS THEORY: INTEGRATING ARITHMETIC, GEOMETRY AND ALGEBRA IN THE FRACTIONS TEACHING

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p42-58

Resumo

A presente pesquisa visa analisar as potencialidades de uma aprendizagem pautada na Teoria dos Campos Conceituais, elaborada por Gérard Vergnaud, e desenvolvida através de uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de Frações, a uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental do Ensino Regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na própria prática, por meio do desenvolvimento de um estudo de caso, e na bibliografia de renomados educadores matemáticos e pesquisadores da área. Nesse contexto, o pesquisador atuava como professor de matemática na turma em questão, focando-se na constante análise acerca da construção do conhecimento discente a partir de um ensino previamente planejado com vistas às diferentes representações e estruturas de frações. Os resultados evidenciaram uma aprendizagem significativa, na qual a relação dos conceitos construídos encaminhou a assimilação de novos saberes, oportunizando o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
EISERMANN, Jonatan Ismael; SCHULZ, Julhane Alice Thomas; FUCHS, Mariele Josiane. TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: INTEGRANDO ARITMÉTICA, GEOMETRIA E ÁLGEBRA NO ENSINO DAS FRAÇÕES / CONCEPTUAL FIELDS THEORY: INTEGRATING ARITHMETIC, GEOMETRY AND ALGEBRA IN THE FRACTIONS TEACHING. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 42-58, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8561>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p42-58.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino; Aprendizagem; Matemática; Campos Conceituais; Frações.