APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PROBABILIDADE: UM OLHAR SOBRE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL / MEANINGFUL LEARNING OF PROBABILITY: A LOOK AT TEACHERS’ UNDERSTANDING OF ELEMENTARY SCHOOL

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p115-137

Resumo

Este artigo debate acerca da aprendizagem significativa de probabilidade no Ensino Fundamental (EF), na perspectiva do tratamento da informação. Grande parte dos professores não estudou ou não viu esses conteúdos em sua formação, como objetos a serem ensinados. Esse fato tem explicado as dificuldades pedagógicas e a abordagem contestável que adotam sobre os métodos probabilísticos, incentivando mais a aprendizagem mecânica do que significativa, em termos ausubelinos. Pretende-se saber se esses equívocos perduram, passadas mais de duas décadas da inserção desses conteúdos no currículo do EF. Em estudo de caso qualitativo, investigaram-se quinze professores da rede pública de Vicência, em Pernambuco, Brasil. Observou-se que a visão desses professores é bastante restrita aos objetos da estatística, não havendo clareza sobre o sistema de informação a ser ensinado, o que compromete a análise probabilística em problemas típicos. Isso significa que o ensino por eles promovido dificilmente facilitará a aprendizagem significativa.
Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
RUFINO, Maria Aparecida Silva; SILVA, José Roberto. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PROBABILIDADE: UM OLHAR SOBRE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL / MEANINGFUL LEARNING OF PROBABILITY: A LOOK AT TEACHERS’ UNDERSTANDING OF ELEMENTARY SCHOOL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 115-137, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8524>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p115-137.

Palavras-chave

Tratamento da informação; Probabilidade; Aprendizagem Significativa