AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO EM UMA UEPS UTILIZANDO MULTIMETODOLOGIAS / ASSESSMENT OF THE LEARNING OF CHEMICAL EQUILIBRIUM CONCEPTS IN A PMTUS USING MULTIMETHODOLOGIES

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p99-114

Resumo

Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) abordando os conceitos de Equilíbrio Químico, foi desenvolvida com estudantes do ensino médio de uma instituição pública do Paraná/Brasil, com o objetivo de evidenciar a progressividade na compreensão dos conceitos estudados e identificar indícios de aprendizagem significativa. Os dados coletados referente à aprendizagem foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, pelas categorias: 1) Reação Química; 2) Equilíbrio Químico; 3) Características do Equilíbrio Químico; 4) Constante do Equilíbrio Químico; 5) Deslocamento do Equilíbrio Químico. Os critérios para indicar os níveis de compreensão dos conceitos são: Compreende Totalmente (CT); Compreende Parcialmente (CP); Compreende (C); Não Compreende (NC); Não respondeu/Branco (B). Os resultados indicam que a UEPS desenvolvida empregando multimetodologias influenciou consideravelmente na predisposição em aprender dos estudantes, condição para a ocorrência de aprendizagem significativa. A ampliação conceitual verificada na progressividade da compreensão dos conceitos e a exemplificação nas respostas indicam indícios de aprendizagem significativa.

Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
COSTA BEBER, Silvia Zamberlan; KUNZLER, Kathia Regina; LAZARINO, Simone. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO EM UMA UEPS UTILIZANDO MULTIMETODOLOGIAS / ASSESSMENT OF THE LEARNING OF CHEMICAL EQUILIBRIUM CONCEPTS IN A PMTUS USING MULTIMETHODOLOGIES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 99-114, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8522>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p99-114.

Palavras-chave

Teoria da Aprendizagem Significativa; Unidades de Ensino Potencialmente Significativa; Ensino de Química.