ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL / ASSERTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES AS CONCEPTUAL FIELD

  • Carla Beatriz Spohr Universidade Federal do Pampa - Unipampa campus Uruguaiana/RS
  • Isabel Krey Garcia Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p138-152

Resumo

Este trabalho trata da asserção dos processos de ensino e aprendizagem como um novo campo conceitual fundamentado em teorias de aprendizagem cognitivistas, especialmente as da aprendizagem significativa, dos campos conceituais e teorias implícitas. Como ponto de partida argumentamos que as crenças implícitas dos sujeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem podem ser modificadas durante o período de formação inicial com mais facilidade do que no período de exercício da profissão, ou seja, se o docente em formação inicial aprender a refletir durante esse período, acreditamos que essa prática irá se manifestar durante o exercício de sua profissão.

Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
SPOHR, Carla Beatriz; GARCIA, Isabel Krey; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira. ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL / ASSERTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES AS CONCEPTUAL FIELD. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 138-152, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8516>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p138-152.

Palavras-chave

aprendizagem significativa; teorias implícitas; invariantes operatórios; formação inicial; reflexão.