UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TEMA CÉLULA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS: A CASE STUDY ON THE CELL THEME

  • Bruna Ricci Brito unicamp
  • Maria José Fontana Gebara
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p153-164

Resumo

De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a variável que mais impacta no processo de ensino é o conhecimento prévio dos estudantes. Em vista desta relevância, utilizamos questionários abertos para realizar o levantamento dos saberes referentes ao tema “célula” de 62 de estudantes da segunda série do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. A partir destes dados, elaboramos uma UEPS específica para este grupo. O mesmo questionário voltou a ser aplicado ao final das atividades de ensino e novamente três meses após seu encerramento, possibilitado comparar o padrão de respostas apresentado pelo grupo de alunos. Os resultados indicaram uma mudança nas respostas apresentadas após as vivências na UEPS, uma vez que um número maior de estudantes foi capaz de explicitar respostas que estão de acordo com o conhecimento científico vigente, indicando a aquisição conceitual dos conteúdos trabalhados.

Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
BRITO, Bruna Ricci; GEBARA, Maria José Fontana. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TEMA CÉLULA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS: A CASE STUDY ON THE CELL THEME. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 153-164, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8509>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p153-164.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa; UEP; Célula; Ensino de Biologia.