APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM FÍSICA / MEANINGFUL LEARNING AND CONSTRUCTION OF TEACHING KNOWLEDGE IN DEGREE IN PHYSICS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p165-180

Resumo

Este artigo analisa dados decorrentes de um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física, ofertados por instituições públicas de Santa Catarina. Com base nos saberes docentes e em documentos legais foram definidas dimensões e categorias de análise para a pesquisa. Projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplinas pedagógicas de Física e Estágios Supervisionados foram submetidos à análise documental. Foram aplicados questionários e entrevistas com docentes formadores e licenciandos de seis instituições. A Aprendizagem Significativa não foi objeto de análise da pesquisa, mas emergiu nos dados das entrevistas aplicadas com doze licenciandos, vinculada a componentes do Pedagogical Content Knowledge (PCK), utilizado como categoria de análise nas dimensões pedagógica e prática. Apresentam-se resultados derivados do estudo com os seguintes objetivos: a) classificar a presença da Aprendizagem Significativa em implícita e explícita e b) relacionar a Aprendizagem Significativa com o PCK.

Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
CLEBSCH, Angelisa Benetti; ALVES FILHO, José de Pinho. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM FÍSICA / MEANINGFUL LEARNING AND CONSTRUCTION OF TEACHING KNOWLEDGE IN DEGREE IN PHYSICS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 165-180, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8500>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p165-180.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa; Conhecimento Pedagógico de Conteúdo; Construção dos Saberes Docentes; Licenciatura em Física.