A APRENDIZAGEM DO CONCEITO SAÚDE ENSINADO COM BASE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA / LEARNING HEALTH CONCEPT THROUGH A TEACHING BASED ON MEANINGFUL LEARNING THEORY IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p04-25

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a evolução do conhecimento de estudantes de ensino médio sobre o conceito Saúde, ensinado em aulas de Educação Física. O estudo, do tipo intervenção pedagógica, teve a Teoria da Aprendizagem Significativa como principal referencial teórico e foi realizado com 41 alunos de uma escola pública fluminense. Considerando os conhecimentos prévios dos alunos, a intervenção priorizou os conceitos centrais do tema, integrou atividades práticas e teóricas, favoreceu a participação ativa e a negociação dos significados entre alunos, professor e conteúdo. Os registros foram obtidos por meio do pré-teste e pós-teste; um desenho e uma carta. Os dados foram categorizados usando a análise de conteúdo e o teste Wilcoxon foi realizado para comparar os resultados do pré-teste e do pós-teste. Os resultados indicam evidências iniciais de aprendizagem significativa expressas por um discurso mais diferenciado e abrangente do conceito Saúde e de fatores associados a ela.
Publicado
Nov 4, 2019
##submission.howToCite##
MIRANDA, Cristiano José Martins de; BELMONT, Rachel; LEMOS, Evelyse dos Santos. A APRENDIZAGEM DO CONCEITO SAÚDE ENSINADO COM BASE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA / LEARNING HEALTH CONCEPT THROUGH A TEACHING BASED ON MEANINGFUL LEARNING THEORY IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 04-25, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8490>. Acesso em: 24 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p04-25.

Palavras-chave

Ensino; Aprendizagem conceitual; Avaliação