A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ARTICULADA AO “ENSINO POR MICROPROJETOS”: UMA POSSIBILIDADE AO LETRAMENTO CIENTÍFICO / THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING ARTICULATED TO “MICROPROJECT TEACHING”: A POSSIBILITY FOR SCIENTIFIC LITERACY

  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ Instituto de Física/ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
  • Claudio Rejane da Silva Dantas UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA/ CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
  • Jeferson Barp Faculdades Integradas São Judas Tadeu
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p52-67

Resumo

O trabalho busca relacionar a Teoria da Aprendizagem Significativa com a metodologia de “ensino por microprojetos” como uma possibilidade de introduzir temas de Física na escola pública de Ensino Fundamental. A metodologia pode funcionar como um “organizador prévio” na formação de subsunçores iniciais e uma experiência positiva para gerar predisposição ao estudo da Física. Realizamos dois estudos junto a escolas da rede pública de Porto Alegre, RS, e obtivemos resultados encorajadores próximos de uma aprendizagem significativa. Isto demandaria um acompanhamento de longo prazo e uma análise mais detalhada, mesmo assim os/as professores/as das escolas e os estudantes demonstraram entusiasmo com a experiência. Contudo, a estratégia conseguiu gerar interações nos grupos, incitou a formação de questões de pesquisa e de conceitos físicos introdutórios, e colocou os estudantes no papel de agentes ativos na construção de um plano de pesquisa, promovendo certas reflexões sobre um processo de investigação em Ciências.

Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
MASSONI, Neusa Teresinha; DANTAS, Claudio Rejane da Silva; BARP, Jeferson. A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ARTICULADA AO “ENSINO POR MICROPROJETOS”: UMA POSSIBILIDADE AO LETRAMENTO CIENTÍFICO / THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING ARTICULATED TO “MICROPROJECT TEACHING”: A POSSIBILITY FOR SCIENTIFIC LITERACY. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 52-67, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8484>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p52-67.

Palavras-chave

Ensino de Física; Ensino Fundamental; Metodologia de ensino por microprojetos; organizador prévio