O ESTUDO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: O ENSINO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - UEPS / THE STUDY OF THE ELECTROMECHANICAL SPECTRUM: TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE – PMTU

  • Cristiane Hammel UNICENTRO
  • Ricardo Yoshimitsu Miyahara UNICENTRO
  • Sandro Aparecido dos Santos UNICENTRO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p26-37

Resumo

O presente trabalho relata o planejamento, a organização e a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no ensino de Física, especificamente o estudo das radiações, através do tema gerador - espectro eletromagnético. O objetivo foi verificar de maneira qualitativa a eficácia da proposição/aplicação de uma sequência didática e se esta viabiliza de maneira adequada uma aprendizagem significativa. O texto aborda os conceitos de aprendizagem significativa crítica e UEPS. Um ensaio epistemológico é realizado e o relato da sequência dos passos adotados, a fim de contextualizar o cenário proposto e salientar o ensino de Física. Por fim, é apresentada uma análise das atividades realizadas baseada na realidade do efetivo aprendizado das Ciências no que tange a disciplina de Física, como ferramenta auxiliadora num contexto pós-moderno da educação brasileira.
Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
HAMMEL, Cristiane; MIYAHARA, Ricardo Yoshimitsu; DOS SANTOS, Sandro Aparecido. O ESTUDO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: O ENSINO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - UEPS / THE STUDY OF THE ELECTROMECHANICAL SPECTRUM: TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE – PMTU. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 26-37, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8475>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p26-37.

Palavras-chave

Aprendizagem significativa crítica; UEPS; Ensino de Física.