RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE VOLUME DE BLOCOS RETANGULARES / PROBLEM SOLVING IN MATH CLASSES: PROMOTING THE MEANINGFUL LEARNING OF THE RECTANGULAR BLOCK VOLUME CONCEPT

  • Vívian Caroline da Silva de Sá Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) http://orcid.org/0000-0001-6839-6927
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p181-198

Resumo

Neste artigo objetivou-se compreender como a Metodologia de Resolução de Problemas pode contribuir para a aprendizagem significativa do conceito de volume de blocos retangulares. Para isto, por meio da pesquisa participante, considerou as etapas da metodologia de Resolução de Problemas e aportes teóricos de autores que discutiram a Aprendizagem Significativa. Participaram desta pesquisa vinte alunos de uma escola estadual localizada município de Ilhéus, na Bahia. Na etapa de análise foram utilizados os materiais produzidos por esses alunos, bem como os registros de suas interações realizadas no diário de campo. Com os resultados foi possível constatar que a metodologia da Resolução de Problemas mostrou-se de grande relevância, proporcionando a discussão de pré-requisitos importantes para promover a aprendizagem significativa do conceito de volume de blocos retangulares. Também possibilitou uma melhor interação entre entre os alunos, resultando em suas participações ativas durante o processo de aprendizagem.

 

Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
DE SÁ, Vívian Caroline da Silva; GOMES, Larissa Pinca Sarro. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE VOLUME DE BLOCOS RETANGULARES / PROBLEM SOLVING IN MATH CLASSES: PROMOTING THE MEANINGFUL LEARNING OF THE RECTANGULAR BLOCK VOLUME CONCEPT. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 181-198, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8416>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p181-198.

Palavras-chave

Resolução de Problemas. Aprendizagem Significativa. Volume. Blocos Retangulares.