PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA UM CANAL DO YOUTUBE ORGANIZADO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR / PRODUCTION OF VIDEOS AS DIGITAL OBJECTS OF TEACHING AND LEARNING POTENTIALLY SIGNIFICANT

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p170-191

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa para fins de doutoramento que iniciou em meados de 2016, tendo como meta a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). No presente artigo busca-se analisar e compreender pela análise textual discursiva os impactos a respeito do processo de produção desses objetos para um canal do YouTube e suas contribuições para o Ensino e a Aprendizagem a partir das percepções dos estudantes de graduação. Trata-se de um estudo de caso, que envolveu 32 estudantes que integram os cursos de diversas Engenharias de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária do sul do Brasil, vinculados à disciplina de Cálculo III. Resultados preliminares permitem auferir, até o momento, a produção de 22 ODEAPSs apontando para uma aprendizagem significativa estabelecida pela mediação pedagógica que permeia as relações entre estudantes, professor e as tecnologias digitais.
Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
NEUENFELDT, Adriano Edo; SCHUCK, Rogério José; MIORANDO, Tânia Micheline. PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA UM CANAL DO YOUTUBE ORGANIZADO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR / PRODUCTION OF VIDEOS AS DIGITAL OBJECTS OF TEACHING AND LEARNING POTENTIALLY SIGNIFICANT. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 170-191, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8410>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p170-191.

Palavras-chave

Ensino e Aprendizagem; Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs); Vídeos; YouTube; Tecnologias Digitais.