O ENSINO DO SISTEMA ENDÓCRINO PELA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS / EDUCATION OF THE ENDOCRINE SYSTEM FROM A PROBLEM-BASED LEARNING PERSPECTIVE

  • Clauberto Medeiros de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Rosilene Rebeca Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p132-150

Resumo

Esta pesquisa  apoiou-se na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para ensinar a fisiologia do sistema endócrino humano e mediar a aprendizagem significativa. O objetivo primário foi possibilitar o protagonismo do aluno na construção de novos conhecimentos acerca da fisiologia do sistema endócrino por meio de uma sequência didática (SD) que continha um estudo de caso, além de discussões e reflexões intra e intergrupos.  Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e interpretativa, abrangendo os acadêmicos do 2º período do Curso de Fisioterapia da Faculdade Guairacá-PR. O diagnóstico dos saberes prévios e a evolução conceitual foram obtidos por meio de questionários semi-estruturados (pré e pós-teste). A comparação do pré e pós-teste demonstrou que os alunos agregaram novos significados aos já existentes e que aqueles que alegavam desconhecimento sobre o tema demonstraram evolução em suas concepções sobre os conceitos chave para a compreensão do tema.

 

Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
DE SOUZA, Clauberto Medeiros; REBECA, Rosilene. O ENSINO DO SISTEMA ENDÓCRINO PELA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS / EDUCATION OF THE ENDOCRINE SYSTEM FROM A PROBLEM-BASED LEARNING PERSPECTIVE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 132-150, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8389>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p132-150.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa, Fisiologia Humana, Problematização