APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA: ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO / MEANINGFUL LEARNING: ANALYSIS OF CONCEPTUAL MAPS FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF RADIATION

  • Lisiane Barcellos Calheiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joecir Palandi Universidade Federal de Santa Maria
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p39-60

Resumo

O  trabalho apresenta resultados de uma análise de mapas mentais e conceituais, que teve por objetivo investigar as representações  sociais  compartilhadas por estudantes do ensino médio de uma escola pública sobre o tema Radiação e os possíveis indícios de aprendizagem significativa. Tal análise se deu  a  partir de mapas mentais e conceituais e  textos explicativos elaborados pelos alunos, quando da implementação de três Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. Os mapas  e  textos foram desenvolvidos por  estudantes em diferentes passos sequenciais das UEPS. A compreensão dessas representações pode auxiliar  no processo de aprendizagem dos conceitos de Radiação, agregando as ideias do senso comum aos conceitos científicos estudados sobre o tema. Os resultados expressam a diversidade nas representações dos estudantes no mapa mental, mesclando elementos do senso comum com elementos, mesmo que superficiais, do conhecimento científico e apresentam indícios de aprendizagem significativa ao final da implementação das três UEPS.

Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
CALHEIRO, Lisiane Barcellos; DEL PINO, José Claudio; PALANDI, Joecir. APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA: ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO / MEANINGFUL LEARNING: ANALYSIS OF CONCEPTUAL MAPS FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF RADIATION. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 39-60, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8371>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p39-60.

Palavras-chave

Ensino;Física; Radiação; Aprendizagem Significativa.