A HETEROGENEIDADE ETÁRIA-CULTURAL NA EJA COMO ELEMENTO AGREGADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DIALÓGICO-PROBLEMATIZADOR / THE AGE-CULTURAL HETEROGENEITY IN YAE AS AGGREGATOR ELEMENT TO DIALOGICAL-PROBLEMATIZING SCIENCE TEACHING

  • Silvia André Oliveira da Silva UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Lambach UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p03-22

Resumo

No presente artigo, são apresentados os resultados de uma sequência de aulas em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, modalidade que compreende um perfil estudantil bastante heterogêneo e com inúmeras especificidades. O estudo assume o seguinte problema de investigação: Como construir e implementar uma proposta didático-pedagógica curricular na perspectiva da abordagem temática Freireana que contribua para a valorização da heterogeneidade etária e cultural dos educandos da EJA? Para responder tal inquietação, tomou-se como referência os princípios delineados para a abordagem temática Freireana, a partir do Estudo da Realidade (ER) no processo de Investigação Temática (IT), do qual emergiu o Tema Gerador. Para o desenvolvimento da sequência didática seguiu-se a metodologia didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Dentre os resultados obtidos tem-se que a proposta dialógico-problematizadora possibilita a superação de possíveis conflitos e dificuldades de aprendizagem derivados das diferenças etárias e culturais dos educandos da EJA.

 

Publicado
Out 1, 2020
##submission.howToCite##
OLIVEIRA DA SILVA, Silvia André; LAMBACH, Marcelo. A HETEROGENEIDADE ETÁRIA-CULTURAL NA EJA COMO ELEMENTO AGREGADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DIALÓGICO-PROBLEMATIZADOR / THE AGE-CULTURAL HETEROGENEITY IN YAE AS AGGREGATOR ELEMENT TO DIALOGICAL-PROBLEMATIZING SCIENCE TEACHING. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 03-22, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8366>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p03-22.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Ciências; Educação de Jovens e Adultos; Heterogeneidade Etária-Cultural; Três Momentos Pedagógicos.