CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES

  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau (FURB) http://orcid.org/0000-0003-0037-3651
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Douglas Ropelato Escola Municipal Padre Martinho Stein / Lab. Informática
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51

Resumo

Este trabalho apresenta a metodologia EPECREL como uma estratégia na superação de concepções empíricas e como informações relevantes e inclusivas foram incorporadas. A teoria de assimilação de Ausubel é usada no desenvolvimento da uma metodologia ativa designada por “Ensino do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educativa Livre – EPECREL”. São apresentados resultados do projeto de pesquisa-ação, no qual foi criado um Clube de Tecnologia como motivação para a aprendizagem de conceitos de ciências e tecnologias. A estratégia ativa tem potencial de auxiliou no processo de interação cognitiva dentro de um ambiente social colaborativo, o aprendente assumi responsabilidades, argumenta e trabalha coletivamente entre outras ações e que permitem que novos conceitos sejam assimilados. Neste sentido reforça-se a ideia de que a motivação do aprendente e a sua disposição na construção dos artefatos tecnológicos são partes fundamentais no desenvolvimento de habilidades e para a ocorrência de uma Aprendizagem Significativa.
Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
SCHUHMACHER, Elcio; SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ROPELATO, Douglas. CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 38-51, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8354>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa, Metodologia Ativa, Ambiente Multirreferencial, Robótica Educacional Livre.