MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: AN EXPERIENCE IN HIGH SCHOOL

  • Elhane de Fatima Fritsch Cararo UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste SEED - Secretaria de Estado da Educação http://orcid.org/0000-0002-3672-5711
  • Rodolfo Eduardo Vertuan UTFPR - Universidade Tecnológica do estado do Paraná
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p100-121

Resumo

O texto relata uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A atividade teve como problema: Há economia de energia elétrica com o horário de verão? Em caso afirmativo, quanta energia elétrica podemos estimar que o município de Francisco Beltrão poderá economizar no período do horário de verão 2017/2018? Para a resolução do problema, os alunos, em pequenos grupos, se utilizaram de diversas ferramentas de pesquisa e softwares para realizar os cálculos e apresentar os resultados. A exposição das soluções para o problema se deu por meio de seminário. Os resultados foram diferentes para cada grupo devido aos seus contextos, no entanto, a discussão propiciada pelo tema gerou preocupações com os recursos naturais e uma conscientização de que é possível economizar energia elétrica a partir de atitudes conscientes no dia a dia. 

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
CARARO, Elhane de Fatima Fritsch; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: AN EXPERIENCE IN HIGH SCHOOL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 100-121, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8351>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p100-121.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Educação Matemática. Prática Pedagógica. Recursos naturais.