DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL / DEVELOPMENT OF THE CONCEPT OF DENSITY IN ELEMENTARY EDUCATION

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p102-115

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento do conceito de densidade. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Ensino Fundamental (EF) em Joinville, envolvendo a participação de 75 alunos de três turmas do 9° ano. A pesquisa teve como objetivo principal, planejar e realizar uma Sequência Didática (SD) sobre o conceito de densidade. Os objetivos específicos foram analisar a apropriação do conceito de densidade pelos estudantes, levá-los a serem protagonistas, investigadores e capacitar a descoberta de significados e relações a partir das atividades propostas na SD. Como base foi utilizada a Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Foi possível perceber a apropriação do conhecimento dos alunos através da análise de suas respostas e da participação individual no projeto, demonstrando a importância de trabalhar com projetos em que os alunos sejam sujeitos ativos de sua aprendizagem. Deve-se destacar a dificuldade com cálculos matemáticos sinalizada durante a execução das atividades.
Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
MARTIN, Maria da Graça Moraes Braga; BORGES, Assis Vieira. DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL / DEVELOPMENT OF THE CONCEPT OF DENSITY IN ELEMENTARY EDUCATION. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 102-115, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8236>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p102-115.

Palavras-chave

Ensino Fundamental. Sequência Didática. Densidade. Experimentação. Pedagogia Histórico Crítica