CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA / PRELIMINARY CONSIDERATIONS ON CREATIVITY AND IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION

  • Lucius Rafael Sichonany Samuel Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • João Batista Siqueira Harres Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p78-101

Resumo

Neste artigo pretendemos apresentar algumas considerações sobre as pesquisas referentes aos contextos da criatividade, assumindo as suas possibilidades de aproximação com a Educação, em especial ao Ensino de Ciências e Matemática. Partimos da discussão do amplo caráter semântico apresentado pelo termo nas diversas áreas nas quais existem investigações sobre o assunto, discutindo também algumas orientações metodológicas empregadas pelos pesquisadores do fenômeno criativo. Além disso, discutimos no trabalho certas implicações entre criatividade e educação, especificamente suas relações aos contextos das escolas, bem como os seus potenciais reflexos nas práticas docentes. Finalizamos o artigo percebendo a necessidade de pesquisas mais amplas sobre a criatividade no Ensino de Ciências e Matemática, assim como sua maior significação nas instituições educacionais.
Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
SAMUEL, Lucius Rafael Sichonany; HARRES, João Batista Siqueira. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA / PRELIMINARY CONSIDERATIONS ON CREATIVITY AND IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 78-101, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8229>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p78-101.

Palavras-chave

Criatividade. Educação criativa. Criatividade e Ciências.