APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CLASSE MULTISSÉRIE NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL / PROJECT-BASED LEARNING: A REPORT OF MULTISERIES CLASS EXPERIENCE OF ELEMENTARY SCHOOL

  • Silvana Ferreira Lima Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Enilene da Conceição Nunes Universidade do Estado do Pará
  • Ronilson Freitas de Souza Centro de Ciências Sociais e Educação Departamento de Ciências Naturais Universidade do Estado do Pará. Possui doutorado em Química Orgânica
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p177-192

Resumo

Este trabalho relata o uso da metodologia ativa denominada de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como alternativa pedagógica diferenciada para favorecer o processo de ensino-aprendizagem em ciências da natureza em uma turma multisseriada (27 alunos - do 1º e 2º ano) de uma escola pública municipal. Para verificar se esta atividade favoreceu o processo de ensino-aprendizagem foi analisado os desenhos, relatos orais, diário de bordo, cartas e atividades lúdicas. Notou-se o entusiasmo, participação em grupo,  cooperação e interações ativas dos alunos nas fases (âncora, produção de artefatos, questão motriz, aprendizagem expendicionária e avaliação), tais resultados apontaram que a ABP pode ser uma proposta interdisciplinar útil em classes multissérie do município de Salvaterra, pois propiciou a assimilação dos conceitos estudados e resolução de problemas simples e do cotidiano, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, bem como, incentivou a investigação científica infanto-juvenil.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
LIMA, Silvana Ferreira; NUNES, Enilene da Conceição; DE SOUZA, Ronilson Freitas. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CLASSE MULTISSÉRIE NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL / PROJECT-BASED LEARNING: A REPORT OF MULTISERIES CLASS EXPERIENCE OF ELEMENTARY SCHOOL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 177-192, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8227>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p177-192.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

ABP, Ensino de Ciências da Natureza, Classe multisseriada, Metodologia Ativa.