ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I COM APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DE UM AQUÁRIO / SCIENTIFIC LITERACY IN FUNDAMENTAL EDUCATION I WITH THE APPLICATION OF A TEACHING SEQUENCE AND CONSTRUCTION OF AN AQUARIUM

  • Fabiana Barbosa de Jesus Universidade de São Paulo
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto USP - Universidade de São Paulo
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p40-49

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo sobre o ensino de Ciências em uma sala de aula multisseriada com alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma sequência didática e a construção de um aquário de água doce no processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I. Já os objetivos específicos foram: desenvolver uma sequência didática interdisciplinar; construir um aquário de água doce; compreender o que é um ecossistema; explicar o funcionamento do ecossistema aquático; correlacionar as diferentes disciplinas e observar a interação do ecossistema aquático. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação. O resultado final apontou que os alunos aumentaram o seu vocabulário e houve o alcance de indicadores de Alfabetização Científica. Portanto constata-se que a sequência didática desenvolvida é um instrumento facilitador no processo de Alfabetização Científica e pode contribuir com o ensino de ciências.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
DE JESUS, Fabiana Barbosa; BARRETO, Maria Auxiliadora Motta. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I COM APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DE UM AQUÁRIO / SCIENTIFIC LITERACY IN FUNDAMENTAL EDUCATION I WITH THE APPLICATION OF A TEACHING SEQUENCE AND CONSTRUCTION OF AN AQUARIUM. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 40-49, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8154>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p40-49.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino Fundamental. Alfabetização Científica;Sequência didática;Aquário