CLUBE DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU DOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS / SCIENCE CLUB: A SYSTEMATIC REVIEW OF STRICTO SENSU LITERATURE OVER THE LAST FIFTEEN YEARS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p187-204

Resumo

Neste trabalho discute-se os resultados de uma revisão sistemática de literatura sobre clube de ciências, conduzida de acordo com as etapas preconizadas por Khan, Kunz e Kleijnen (2003). A fonte de busca foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, resultando em um corpus de pesquisa constituído por 17 produções. Como resultados que emergiram da análise das produções inventariadas destacam-se que a maioria dos participantes das pesquisas são estudantes dos anos finais do ensino fundamental.  A maioria das produções objetivavam avaliar se as ações realizadas nos clubes de ciências contribuíam para a alfabetização científica. Outros trabalhos visavam analisar atividades investigativas ou avaliar produtos educacionais aplicados nesses espaços. Concluiu-se que os clubes de ciências contribuem para o desenvolvimento de uma cultura científica escolar e suprem a falta de estrutura e de tempo curricular dos professores no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades experimentais em aulas regulares.

Publicado
Out 22, 2019
Como citar
GONÇALVES, Tatiane Alves; DENARDIN, Luciano. CLUBE DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU DOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS / SCIENCE CLUB: A SYSTEMATIC REVIEW OF STRICTO SENSU LITERATURE OVER THE LAST FIFTEEN YEARS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 187-204, out. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8037>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p187-204.
Seção
Artigos

Palavras-chave

clube de ciências; stricto sensu; revisão sistemática de literatura.