REPRESENTAÇÃO SOCIAL E MODELAGEM MATEMATICA: POSSIBLIDADES E LIMITAÇÕES / SOCIAL REPRESENTATION AND MATHEMATICAL MODELING: POSSIBLITIES AND LIMITATIONS

  • Debora Coelho de Souza Universidade Federal de Mato GRosso do sul
  • Claudia Carreira da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do sul
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Resumo

Muito tem se discutido sobre as diferentes praticas pedagógicas e suas potencialidades para o ensino de matemática, entretanto os professores tem um certa resistência ao lidar com as mesmas, entre elas está a Modelagem Matemática, Neste sentido objetivo desse trabalho é verificar como se dá o processo de (re)construção das representações sociais sobre modelagem matemática de professores iniciantes, quando estes conhecem e participam do desenvolvimento de atividades de modelagem em sala de aula?. Para tanto acompanhamos uma disciplina de modelagem matemática em um curso de pós-graduação de uma Universidade Publica de Mato Grosso do Sul, consideramos como fonte de dados os questionamentos e observações de fatos que ocorreram no decorrer da disciplina, juntamente com as respostas de um questionário aplicado no final da mesma Temos indício para acreditar que quando a Modelagem se torna algo familiar, a sua representação é desmistificada, possibilitando seu uso em sala de aula.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
SOUZA, Debora Coelho de; ROSA, Claudia Carreira da. REPRESENTAÇÃO SOCIAL E MODELAGEM MATEMATICA: POSSIBLIDADES E LIMITAÇÕES / SOCIAL REPRESENTATION AND MATHEMATICAL MODELING: POSSIBLITIES AND LIMITATIONS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 83-99, out. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8036>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p83-99.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Matemática; Modelagem Matemática;Representação Social.