O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS / THE TEACHING OF MATHEMATICS THROUGH PROJECTS

  • Vaneza De Carli Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Cleiton Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p116-131

Resumo

As dificuldades do ensino da matemática são conhecidas por toda a comunidade acadêmica. A busca por soluções instiga a comunidade cientifica e orienta diversos trabalhos de pesquisa. Neste contexto este trabalho relata aplicações de atividades práticas com situações problemas vivenciados pelos alunos, que proporciona a busca por soluções e permite transitar entre a teoria e a prática, demonstrando a importância do estudo da matemática. O objetivo é descrever um conjunto de atividades didáticas desenvolvidas em turno inverso ao regular (turno integral) nos anos de 2017 e 2018, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que podem ser uma alternativa a aplicação de conteúdos matemáticos. O conjunto de estratégias didáticas desenvolvidas em forma de pequenos projetos de pesquisa tornaram os conteúdos de matemática mais atraentes e motivadores para os alunos e professores. Permitindo a iniciação científica e tornando a aprendizagem mais significativa, dinâmico e agradável.
Publicado
Abr 5, 2020
Como citar
TIBULO, Vaneza De Carli; TIBULO, Cleiton; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira. O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS / THE TEACHING OF MATHEMATICS THROUGH PROJECTS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 116-131, abr. 2020. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8025>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p116-131.

Palavras-chave

Ensino de Matemática; Ensino por projetos; Atividades Didáticas