UM SINGULAR PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DE GÉRARD FOUREZ PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / A SINGLE-PLURAL: CONTRIBUTIONS OF GÉRARD FOUREZ TO SCIENCE EDUCATION

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p164-179

Resumo

Este ensaio presta homenagem ao pesquisador belga Gérard Fourez falecido em setembro de 2018. O texto tem como objetivo analisar suas contribuições ao campo da Educação em Ciências. Para isto, analisa questões epistemológicas e didáticas da obra de Fourez como a natureza da ciência, o papel das disciplinas e da interdisciplinaridade, a importância da alfabetização científica e das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o ensino. Na obra de Fourez os elementos acima mencionados são e estão profundamente imbricados. E também se constituem um exemplo de construção intelectual, na qual fundamentos filosófico-epistemológicos e uma visão de mundo plural, servem de alicerce para propostas concretas e para sugestões de compreensão e de enfrentamento dos fenômenos complexos do cotidiano e daqueles do ensino.  O texto analisa a importância e as potencialidades dos conceitos e ideias fourezianas para o ensino de Ciências na escola e para a formação de professores.
Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
MOHR, Adriana et al. UM SINGULAR PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DE GÉRARD FOUREZ PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / A SINGLE-PLURAL: CONTRIBUTIONS OF GÉRARD FOUREZ TO SCIENCE EDUCATION. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 164-179, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7989>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p164-179.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Alfabetização Científica e Técnica, formação de professores