REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES CEGOS: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES / REPRESENTATION OF BIOLOGY PICTURES TO BLIND STUDENTS: INVESTIGATING POSSIBILITIES

  • Adriana Gomes Dickman PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Amauri Carlos Ferreira PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Priscilla Guimarães Zanella Diniz FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p77-95

Resumo

Neste trabalho foi realizado um estudo sobre as potenciais dificuldades encontradas pelos estudantes cegos para realizar as questões do ENEM (INEP) de biologia que contém figuras em sua estrutura e as possibilidades de adaptação dessas para esses estudantes. Com base em análise documental, constatou-se que figuras estão presentes em grande parte das questões de biologia do ENEM. Essas questões foram analisadas por professores especialistas de diferentes áreas do conhecimento biológico e foi constatado que as figuras, na maioria das vezes, têm um papel imprescindível no entendimento e resolução das questões. Desta maneira, foram propostos dois métodos para a adaptação das figuras em alto relevo para serem utilizadas em aulas e provas. O teste do produto foi realizado de forma qualitativa com profissionais e estudantes cegos e com professores que trabalham com deficientes visuais Os resultados mostram que o produto desenvolvido é viável e pode ser melhorado visando testes futuros.

Publicado
Out 22, 2019
Como citar
DICKMAN, Adriana Gomes; FERREIRA, Amauri Carlos; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella. REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES CEGOS: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES / REPRESENTATION OF BIOLOGY PICTURES TO BLIND STUDENTS: INVESTIGATING POSSIBILITIES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 77-95, out. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7970>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p77-95.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de biologia, estudantes cegos, imagens, ENEM, adaptação de figuras.