O CÁLCULO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO / THE CALCULUS AND THE THREE WORLDS OF MATHEMATICS: A STATE OF KNOWLEDGE

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p39-55

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de sistematizar e analisar a produção científica brasileira, em nível de pós-graduação stricto sensu, envolvendo o ensino e aprendizagem de conceitos relativos ao Cálculo, no contexto da teoria dos Três Mundos da Matemática. Para tanto, primeiramente foi selecionado o corpus de análise do estudo, sendo, então, realizada a leitura flutuante dos textos para a constituição das bibliografias anotada, sistematizada e categorizada. Analisando as informações encontradas, percebeu-se que ainda são poucas as pesquisas realizadas na perspectiva investigada e que as existentes se concentram no conceito de derivada e no ensino e aprendizagem voltado para cursos de Engenharia. Nesse sentido, a ausência de trabalhos abordando o conceito de Integral, no contexto de Cursos de Licenciatura em Matemática, sob a ótica da teoria dos Três Mundos da Matemática, aponta uma direção e um sentido que ainda podem explorados em futuras investigações.

Publicado
Out 22, 2019
Como citar
BUENO, Rafael Winicius da Silva; VIALI, Lori. O CÁLCULO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO / THE CALCULUS AND THE THREE WORLDS OF MATHEMATICS: A STATE OF KNOWLEDGE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 39-55, out. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7824>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p39-55.
Seção
Artigos

Palavras-chave

: Cálculo; Três Mundos da Matemática; Estado do Conhecimento.