A MODELAGEM MATEMÁTICA IMPLÍCITA EM PESQUISAS BRASILEIRAS QUE ABORDAM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL / IMPLIED MATHEMATICAL MODELING IN BRAZILIAN RESEARCHS THAT APPROACH EDUCATION AND LEARNING OF INTEGRAL DIFFERENTIAL CALCULATION

  • Jefferson Dantas Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS
  • Zulma Elizabete Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p137-151

Resumo

Este artigo apresenta recorte de uma pesquisa, e tem como objetivo evidenciar e analisar pesquisas que utilizam a modelagem matemática de forma implícita para o ensino e para a aprendizagem do cálculo diferencial e integral (CDI). Como abordagem metodológica, se utilizou os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de 10 pesquisas publicadas em três bancos de dados de acesso publico denominados: CAPES, Google Acadêmico e Revistas de Qualis A1 a B2. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente duas categorias a priori: a) contexto da pesquisa; b) referencial teórico; e uma categoria emergente: c) modelagem implícita. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de procedimentos metodológicos como a Modelagem Matemática no ensino e na aprendizagem da disciplina de Cálculo diferencial e integral. 

Publicado
Out 22, 2019
##submission.howToCite##
OLIVEIRA, Jefferson Dantas; MADRUGA, Zulma Elizabete. A MODELAGEM MATEMÁTICA IMPLÍCITA EM PESQUISAS BRASILEIRAS QUE ABORDAM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL / IMPLIED MATHEMATICAL MODELING IN BRAZILIAN RESEARCHS THAT APPROACH EDUCATION AND LEARNING OF INTEGRAL DIFFERENTIAL CALCULATION. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 137-151, out. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7803>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p137-151.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Modelagem implícita. Modelagem Matemática. Cálculo Diferencial e Integral. Mapeamento.