REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES PARTICIPANTES DO PDE: O QUE SE REVELA? / RECORDS OF SEMIOTIC REPRESENTATION AND MATHEMATICAL RESEARCH ACTIVITIES EMPLOYED AND REPORTED BY TEACHERS PARTICIPATING IN THE PDE: WHAT IS REVEALED?

  • Paulo Wichnoski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tânia Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p56-76

Resumo

De natureza qualitativa, a pesquisa possui o objetivo de compreender o que se revela sobre a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e atividades de Investigação Matemática, empreendidas e relatadas por professores participantes do PDE. Articulados em três categorias os dados revelaram generalidades sobre os registros semióticos mobilizados; sobre as coordenações das representações dos objetos e sobre a congruência e a não congruência semântica. As atividades desenvolvidas em face das tarefas investigativas se mostraram mais auspiciosas à mobilização da representação dos objetos matemáticos nos diferentes Registros de Representação Semiótica do que as atividades desenvolvidas em face das tarefas exploratórias e; contribuíram para desenvolver a forma operatória e predicativa do conhecimento. Isso sinaliza para o cuidado de não limitar a mobilização de alguns registros em face das tarefas ou da postura do professor em sala de aula.

Publicado
Out 22, 2019
Como citar
WICHNOSKI, Paulo; BASSOI, Tânia Stella. REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES PARTICIPANTES DO PDE: O QUE SE REVELA? / RECORDS OF SEMIOTIC REPRESENTATION AND MATHEMATICAL RESEARCH ACTIVITIES EMPLOYED AND REPORTED BY TEACHERS PARTICIPATING IN THE PDE: WHAT IS REVEALED?. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 56-76, out. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7796>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p56-76.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Didática da Matemática; Investigação Matemática; Registros de Representação Semiótica.