O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES): UMA APROXIMAÇÃO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA / THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE MANAGEMENT OF ECONOMIC SOLIDARITY ENTREPRENEURS (EES): AN APPROXIMATION THROUGH ETHNOMATEMATICS

  • Rafael Pires Pinheiro Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p78-93

Resumo

A Economia Solidária através dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) favorece uma possibilidade real de geração de renda, superação da pobreza e inclusão social. Pretende-se, assim, neste estudo problematizar as principais dificuldades encontradas por gestores de EES, do município de Parauapebas/PA, considerando os conhecimentos matemáticos necessários para o exercício de suas atividades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, por meio de uma entrevista em forma de grupo focal com dez gestores de cinco EES. A apreciação dos dados obtidos foi realizada através da Análise Textual Discursiva. Foram obtidas duas categorias de análise: dificuldades enfrentadas pelos EES; matemática como ferramenta dos EES. Identificou-se como uma das necessidades dos gestores dos empreendimentos a formação em relação aos conhecimentos matemáticos necessários para a gestão dos mesmos. 

Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
PINHEIRO, Rafael Pires; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES): UMA APROXIMAÇÃO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA / THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE MANAGEMENT OF ECONOMIC SOLIDARITY ENTREPRENEURS (EES): AN APPROXIMATION THROUGH ETHNOMATEMATICS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 78-93, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7708>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p78-93.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino; Matemática; Gestão; Empreendimentos; Etnomatemática.