REFLETINDO SOBRE OS CONTRIBUTOS DA CALCULADORA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA / REFLECTING ABOUT CALCULATOR CONTRIBUTIONS FROM A TRAINING EXPERIENCE WITH PROFESSORS WHO TEACH MATHEMATICS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p196-217

Resumo

O presente relato tem como objetivo principal refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo do tipo pesquisa participante, com a interação entre pesquisadores e membros da situação a investigar. O percurso de estudo foi desenvolvido em duas etapas: a aplicação de um questionário, com o intuito de conhecer a opinião dos professores de matemática do 4º e do 5º ano do ensino fundamental; e atividades diversas envolvendo a calculadora. A partir dessa experiência foi possível evidenciar que a utilização da calculadora em sala de aula favorece a elaboração de conjecturas, investigações, validações e o estabelecimento de caminhos lógicos na resolução de problemas, ações que contribuem para desenvolver o pensamento matemático dos aprendizes. Além disso, é importante ressaltar que, embora a calculadora seja um recurso acessível e conhecido por muitos professores, sua utilização nas práticas escolares tem sido pouco explorada. Concluiu-se que pode ser proposto em sala de aula o uso da calculadora, pois é um importante recurso que, aliado às intervenções do professor, pode ajudar no processo de aprendizagem da matemática.

Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
LONGO, Conceição Aparecida Cruz; TINTI, Douglas da Silva. REFLETINDO SOBRE OS CONTRIBUTOS DA CALCULADORA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA / REFLECTING ABOUT CALCULATOR CONTRIBUTIONS FROM A TRAINING EXPERIENCE WITH PROFESSORS WHO TEACH MATHEMATICS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 196-217, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7704>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p196-217.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Formação de professores; Educação Matemática; Anos iniciais; Calculadora